quinta-feira, 1 de setembro de 2016

SEPTOPLASTIA, TURBINECTOMIA E RINOPLASTIA - PARTE 2

Exame feito, era uma tomografia computadorizada dos seios da face e retorno ao médico já estava marcado.

A conclusão foi que eu não tinha apenas um desvio de septo: "Discreta sinusopatia maxilar esquerda associado ao esporão septal. Acentuado desvio do septo nasal para esquerda".

Olha aí o motivo de acordar sufocada no meio da noite, eu não respirava direito.

Palavras do médico: Você tem que fazer a cirurgia. Não é uma cirurgia de emergência, porém se você preza pela qualidade de vida, quer dormir a noite inteira, viver melhor sem fazer uso de medicamentos que podem te prejudicar a longo prazo, você tem que fazer a cirurgia de desvio de septo. E aí você aproveita e faz a rinoplastia e corrige as imperfeições que tem no nariz.

Saí de lá apavorada. Fiz o orçamento para a cirurgia (os planos de saúde cobrem apenas a septoplastia, a rinoplastia não) e fui embora.

Confesso que não pensava em cirurgia nessa época, sempre me achei nariguda, nariz meio torto, tá que de uns anos para cá, com a rinite se agravando eu coçava demais o nariz e um osso (do lado esquerdo) foi estufando, mas só eu via. Eu uso óculos então nem dava muita atenção. O que me incomodava eram os constantes espirros e coceiras. Não pensava nisso como um incômodo digno de cirurgia, pensava era em colocar peitcholas se fizesse cirurgia plástica em algum momento da vida rs.

E aí começou a LEREIA. Fazer ou não fazer, investir ou não. O marido foi enfático: faz, se é para sua saúde, se é para o seu bem faz. Claro né, ele acordava toda noite comigo sufocando rs.

Faz contas aqui, puxa daqui, estica dali e fiquei quase um mês decidindo isso. Difícil né gente? Um dinheiro que nós não estávamos preparando para gastar dessa forma, estávamos era querendo terminar os armários do nosso mini apê que até hoje está sendo feito.

Eu queria fazer, mas eu estava MORRENDO de medo, literalmente. Eu não gosto de agulha, eu não gosto de hospital, eu não gosto de exames, enfim. Era pavor que eu sentia mesmo, coitada. E aí a gente vai procurar na internet e só encontra coisas mais apavorantes ainda. Era cada foto que eu encontrava, cada cara roxa parecendo que foi espancado, que meu medo só aumentava.

E o medo não era só disso. O negócio era que se ele já ia mexer no meu nariz, ele ia arrumar ele, porque eu não tinha a menor intenção de passar por isso de novo, então  se tá na chuva, se molha logo, se vai sofrer, que sofra de uma vez só. E ainda vem mais, e se isso ficar feio? Afinal, é o rosto, é a cara!!! Meu Deus, não sabia do que eu estava com mais medo. Nunca fiquei internada, nem tomei soro, nem nada disso, nem ponto eu já tinha levado. Sabe o medo do desconhecido? Desnecessário ou não, ele existia.

E esse sofrimento todo e eu nem tinha decidido ainda rs. Então vamos decidir, parar de sofrer e de se entupir de remédios? Vamos!!

Fiquei meio desconfiada da indicação cirúrgica do médico, mesmo o desvio sendo gigante na tomografia, qualquer um veria. Aí, eu pedi para minha mãe marcar uma consulta com ele, ela também tem desvio e nariz torto e pensamos se ele ia ou não indicar cirurgia neste caso. Um tempinho depois ela marcou consulta e lá foi ela, fez exames e tudo, e o desvio dela é mínimo e ele não indicou a cirurgia. Disse que como ela não tem rinite nem nenhuma doença que incomode ele não indicaria. Porém, se ela quisesse corrigir o nariz, aí ele aproveitava a cirurgia. Ponto para o médico.

Decidida, voltei ao médico e ele me tranquilizou muito, me mostrou mais umas mil fotos, me falou dos benefícios novamente, tirou foto do antes e marcamos a data da cirurgia para 27 de novembro de 2015. Meu desespero já tinha começado e estávamos a uns poucos meses do dia D.

Preferi mais para o final do ano porque aqui em Goiás é muito quente e nesse período o tempo jã de uma amenizada e imagina um nariz que ia sofrer no pós operatório nessa cidade quente! Além disso, eu teria tempo suficiente para me organizar nos meus dois trabalhos, afinal são duas licenças médicas.

Exames e orientações pré operatórias solicitados: hemograma completo, coagulograma, glicose, creatinina e eletrocardiograma.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom seu post. Quero fazer e desconfio que precise dos 3 procedimentos também, devido à esses probleminhas que já sei que tenho. Você poderia passar o contato do seu médico?
Obrigada por compartilhar sua experiência.

Cada Coisa disse...

Olá! Claro que posso passar o contato!
Me dê um email ou outra forma de entrar em contato com você que te passo o nome e telefone dele.

Obrigada e boa sorte para você! Beijos!