quinta-feira, 31 de março de 2011

Drenagem linfática ou Hidroginástica?

Para variar as grávidas me perseguem. Do meu lado direito trabalha uma grávida linda e loira... Mais linda do que loira no momento, ela está (todos estamos) esperando ansiosamente a Luiza (Luiza com Z e sem acento, igual ao meu nome =D )... Enfim, que no meio de muitas conversas sobre esse tema, surgiu essa semana a seguinte dúvida: O que é melhor para as grávidas: Drenagem Linfática, hidroginástica, as duas ou nenhuma das duas??



Então fomos atrás de informações que descrevo abaixo adaptado de minhas fontes....


Drenagem Linfática




A drenagem linfática costuma ser muito indicada na gestação por ser considerada o melhor tratamento estético, já que a retenção de líquido aumenta muito nessa fase, isso porque para dar conta do feto o volume sanguíneo da mãe aumenta entre 30% a 50% facilitando que uma parcela maior transborde nos capilares e vire inchaço... O que não é agradável nem saudável para as mamães...

Mas é preciso muito cuidado. Se a drenagem for aplicada de forma errada durante a gestação, pode desencadear contrações uterinas e levar ao trabalho de parto prematuro. Descobri, por isso que é sempre bom consultar a sociedade brasileira de medicina estética (www.sbe.org.br) para buscar um profissional bem capacitado antes de começar....

Aliás esse é a principal reclamação que descobri sobre a drenagem: ela pode ser encontrada em qualquer lugar, por qualquer preço, então é bom desconfiar dos preços muito baratos e procurar (mesmo nos mais caros) saber como foi a formação da pessoa que você quer contratar para realizar a massagem, sem esquecer que a maioria das pessoas nem sabe o que significa linfa, eu não sabia.....

Se for mal aplicada pode causar danos aos vasos linfáticos. Se eles rompem, mais líquido é extravasado e o problema vai piorar, é lógico. Tem um estudo que pelo pouco que eu entendi, mostra que a técnica aplicada de forma muito vigorosa pode romper os vasos...

Então a segunda informação importante é essa: drenagem linfática não dói. O profissional faz pressões leves em todo o corpo para drenar esse líquido. Tem gente que acha que por isso não foi bem feita, mas é o contrário. Se você sair com manchas roxas depois de uma sessão de drenagem linfática alguma coisa está errada.

Acho que não gostei muito dessa drenagem linfática...

Hidroginástica (HIDROTERAPIA)





Os exercícios aquáticos para as gestantes são baseados no trabalho de fortalecimento, exercícios aeróbicos, alongamentos e relaxamento, sendo realizados por fisioterapeutas. Alguns fisioterapeutas recomendam essa atividade antes e depois do parto pelas vantagens que oferece tanto à mãe quanto ao bebê.


A Hidroterapia facilita o trabalho de parto, tornando-o mais efetivo e menos doloroso, melhora a qualidade do sono e diminui a ansiedade, o estresse e o risco de depressão pré e pós-parto.  Além disso, a água oferece momentos de prazer e tranquilidade para as gestantes e para os bebês.

“Essa técnica promove maior nutrição e oxigenação da placenta, ajuda no desenvolvimento fetal, aumenta a respiração e estimula o movimento corporal do bebê, mantém a temperatura corporal e diminui os riscos de parto prematuro”.

Na pesquisa eu descobri que muitos, assim como eu, confundem a Hidroterapia com a hidroginástica, mas há muita diferença. Eu achava que era só ir lá na academia e matricular na hidroginástica e a gravidinha já teria os mesmos benefícios da hidroterapia. O diferencial da Hidroterapia está na assistência específica às gestantes, por meio de monitoramento dos sinais vitais, e em orientações posturais e exercícios específicos para a prevenção ou tratamento das alterações impostas pela gestação.

A gestação é uma condição que envolve cuidados especiais na prescrição de exercícios. Por essa razão, é aconselhável que as gestantes façam visitas regulares ao médico e busquem orientações de profissionais especializados para aproveitar bem os benefícios de qualquer atividade física, principalmente as que forem diagnosticadas com alguma complicação.

Já decidi. A Bia vai fazer a opção Hidroterapia... =D



Fontes:



5 comentários:

Caroline Monteiro disse...

hehehe que máximo! Não aguentei...sabe ideia fixa? Enquanto não comi, não descansei...mas depois me senti tão bem, hehehe valeu a pena! Bjinhos

Anônimo disse...

Drenagem linfática não é muito aconselhavel para grávidas! Já a hidro é perfeita, eu mesma fiz quando estava gravida há 4 anos atrás..rs
bjos
Léa Fortunato

** disse...

olá...meu baby esta com 4 1/2 e não fiz nada antes...mas quando ele estava com 2 meses comecei a drenagem...me ajudoou e ajuda muito..tem um post no meu blog sobre o "FANTASMA DA CONSTRUÇAO " dá uma olhada lá..e sempre estou colocando dicas sobre arquitetura e decoraçao...visite...bjim

Flávia disse...

Olá...

Acho que o melhor mesmo é curtir muito a barriguinha, seguindo uma dieta bem saudável e esperando feliz da vida a chegada do baby. Nossas mães fizeram assim e deu muito certo... rs rs rs

Bjsss

Rita e Carlos disse...

Oi! Obrigado pela visitinha. Adorei seu blog.
Bjo