segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Aproveitando nosso estado

Viajar é mais do que uma realização pessoal, mas acredito que além de viajar para fora temos que conhecer o que existe a nossa volta e normalmente não damos muito valor.
Relato aqui uma pequena experiência em Pirenópolis. 

No posto de atendimento ao turista, perguntamos qual era a melhor cachoeira para ficarmos com crianças, nos indicaram três. Aí eu perguntei qual tinha a menor trilha e a mais tranquila, a indicação foi: Cachoeira das Araras.
E lá vamos nós, 17 km do centro da cidade.

Bom, chegando lá o que vimos foi um piscinão de ramos. Literalmente sem tirar nem por. Pagamos R$ 15,00 por pessoa mas não tivemos a mínima vontade de ficar. Acho que essa deve ser uma das mais paradas. Pode ser que a um tempo atrás essa cachoeira fosse boa para crianças, mas hoje está horrível, não tem areia, apenas pedras. Não tem aquelas pequenas piscinas que o rio forma, é lotado. Eu fiquei tão chocada quando chegamos lá que eu só queria procurar outra cachoeira. 

Sobre estrutura eu acho tudo muito mal informado, nos mandaram estacionar em um local porém tivemos que andar uma parte enorme a pé para descobrir que poderíamos ter estacionado lá perto.
Lá tem restaurante, banheiros, tem umas churrasqueiras também...

E as pessoas? Tinha gente levando vasilhas na cabeça com comida dentro. Eu fiquei horrorizada.

Até tentei tirar uma foto da cachoeira mas, olha o tanto de gente:

Fonte: Arquivo pessoal.

Ainda nessa zona tinha pessoas com animais domésticos, coisa proibida por placas no local. Aliás, o que mais vimos foi desrespeito nessa cachoeira, pessoas jogando cerveja dentro da água, cinzas de cigarro, uma nojeira que só.

Almoçamos no restaurante Pensão Padre Rosa. Esse restaurante é indicado pelo Guia Quatro Rodas desde 2005. Eu não acho que justifica o preço. A comida é ótima, a variedade de doces e saladas também, mas nada demais. Não tem suco natural por exemplo. Estávamos em três adultos e uma criança e pagamos R$ 137,00 e não teve nada demais, além de almoço normal. Eu indico para ir conhecer, apenas.

Agora resolvemos procurar uma cachoeira decente né? Eu já tinha estado na cachoeira Meia Lua mas não me lembrava e lá fomos nós. Outra realidade. R$ 20,00 por pessoa e crianças até dez anos não paga. Será que fomos enganados na primeira cachoeira?

Tinha muitas pessoas mas não era o piscinão, as pessoas não ficavam amontoadas, ótima para crianças eu adorei, apesar dos trocentos degraus para chegar nela. Tem várias piscinas entre as pedras enormes, bem menos pedrinhas pequeninas e apesar de não ter banheiros tão próximos, só subindo os degraus novamente, eu achei excelente para crianças pequenas... Se tivéssemos lembrado teríamos ido primeiro nessa.

Fonte: Trip Advisor

Para finalizar, tradicional sorvete na Colorê Sorvetes Artesanais. Se não for lá não esteve em "Piri".

Conclusão, o ser humano é completamente sem educação e irracional. Nas duas cachoeiras que fomos vimos falta de respeito, pessoas com animais, tomando banho com shampoo (?) dentro das cachoeiras, uma falta de senso, enorme. Querem aproveitar sem respeitar. Um dia acaba.

"Um grito de socorro em meio a ausência de respeito do ser humano".


2 comentários:

# ESPAÇO LADY ELAINE # disse...

Olá....

Que benção de espaço...fazendo uma visita.
Acabei ficando...te seguindo, posso?
Desejo voltar, mais vezes com calma....
Amo ler....uma das varias paixões que tenho.
boa semana.....ABRAÇOS !!!!

Bijou disse...

Já estive nessas cachoeiras, é bem isso que você falou mesmo. Infelizmente brasileiro é mal educado, vê um espaço cheio de natureza e tem coragem de encher de porcaria. E 15 reais pra certas cachoeiras é uma tremenda exploração.

Beijos!
www.baudabijou.com.br