segunda-feira, 19 de julho de 2010

Filmes X Livros

Antes de começar a escrever sobre o tema, estava pensando nas mil coisas que estão acontecendo na vida ao mesmo tempo e que me levam a pensar que se não aproveitarmos as oportunidades elas simplesmente passam em um piscar de olhos e ficamos a ver navios. Enfim, foi só um desabafo.

Decidi falar sobre a “rivalidade” entre filmes e livros que acontece dentro da minha cabeça porque me fez pensar de que eu gosto mais: Ler livros ou assistir filmes?

Sinceramente, eu prefiro MIL vezes, sem pensar duas vezes ler um livro do que assistir um filme. Principalmente se o filme for uma adaptação de algum livro.

Exemplo 1: As Brumas de Avalon, um desastre. São quatro volumes incrivelmente bem distribuídos, que fala sobre o universo mítico do Rei Arthur. Quando saiu o filme, empolguei e fui assistir na maior animação. Poxa estava no auge, com 17 anos e empolgada com as bruxarias. Mas eu já deveria saber que não sairia nada que prestasse. Onde já se viu compactar 04 volumes em um filme? UM FILME. Uma hora e meia de uma história muito mal contada. BLEH. Não é como Harry Potter que cada livro, é um filme.... Não li os livros, nem vi os filmes, mas imagino que a história deve ser muito melhor bem contada.

Exemplo 2: Marley e Eu. Amei o livro, chorei sem noção, “demais da conta”, ri horrores e fiquei louca para ver o filme. Quase morri de desespero quando partes que eu julguei mega importantes do livro não apareceram no filme. Não gostei.

Exemplo 3: O Caçador de Pipas. Chorei feito uma condenada lendo o livro para assistir o filme e achar um nojo. Não teve emoção no filme. Sacola... Não tenho nem o que falar.

Exemplo 4: Crepúsculo. Gente, não é adolescente. Os quatro livros são ótimos, os atores dos filmes que infantilizaram o negócio. Não assisti ainda o terceiro, mas fiquei sabendo que o Eclipse, que foi o MELHOR dos três livros, foi o pior filme. É ou não é de matar (ou morrer)?

Exemplo 5: Nosso Lar. Este ainda não saiu em filme. A promessa é que saia em Setembro ou Outubro. Enfim, é um livro maravilhoso, que estou lendo pela segunda vez e que exige um dicionário de boa qualidade do lado. Palavras como: troça, lauta, silvícola, feérica, miosótis, ignoto e mais um monte das que tem lá, que não são utilizadas em nosso dia-a-dia exigem que tenhamos um auxiliar do lado. Assisti o trailer do filme. Então. Tenho minhas dúvidas. Não acho que o filme vá conseguir mostrar toda a essência do filme. Veremos.

Enfim, eu adoro assistir filmes. Mas se tiver o livro, pelo amor de Deus, leiam o livro antes. #ficaadica

Será que teremos novidades em breve? (risada maléfica)

2 comentários:

taderbal disse...

Com marley e eu tb aconteceu isso,chorei tanto no liro e o filme achei ruim.O negocio é que uma forma de coatr estoria nao tem nada a ver com a outra, um texto prum filme é 1 coisa, ja um texto adaptado para 1 filme...bem, o nome ja diz é adaptado!

gabyshiffer disse...

Olá,
Adorei as dicas
:)
Vim conhecer o seu blog e adorei tudo
e eu já estou por aqui te seguindo
Q vc tenha uma linda Quarta
Voltarei sempre
Beijos na alma!